segunda-feira, 24 de outubro de 2011

a guerra do peloponeso

Quando nós estavamos em esparta aconteceu uma aliança política e militar que se chamava a liga do peloponeso,os espartanos lideravam os esforços de sua  polis e de outras cidades-estado,como Corinto,Megara e Tebas na reação ao domínio ateniense.
Por causa das disputas da liga do peloponeso e da liga de delos ocorreu a guerra do peloponeso que durou cerca de 27anos com períodos de paz.
Quando essa guerra acabou ,o mundo grego tinha-se enfraquecido,e os atenienses  e seus aliados foram derrotados,os habitantes de Cós tiveram sua cidade devastada pelos espartanos.os atenienses tentaram reassumir seu posto de liderança mas não conseguiram.
Vitoriosos na guerra do peloponeso os aristocratas espartanos dominaram o mundo negro durante 30 anos , mas esse domínio foi interrompido por novas revoltas nas cidades gregas agora contra os espartanos
fonte da imagem:http://www.google.com.br/imgres?q=guerra+do+peloponeso&hl=pt-BR&sa=X&rlz=1C1RNPN_enBR410&biw=1366&bih=667&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=ljXbkQgKBX9B0M:&imgrefurl=http://patriahistoria.blogspot.com/2010_12_01_archive.html&docid=53DKb8L7I8LNJM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4s2vDHky1ohZ1nPY8pEMqLOoGO3Hpf0TD1zJ1JKkYO7ZGF6oam8je8jcbnzNLAdTLwNO4OuUA3Fv5Q2R8c5TAEkKaikEAy97B4sTDro1fUOPPhAAyt_NG7F5ivImohErsyLQu5vr87UfD/s1600/Thermopylae.jpg&w=400&h=309&ei=GsulTt_kEafq0gHd3ryVCA&zoom=1&iact=hc&vpx=545&vpy=326&dur=813&hovh=197&hovw=255&tx=103&ty=94&sig=109394764703691654011&page=2&tbnh=128&tbnw=177&start=18&ndsp=20&ved=1t:429,r:2,s:18

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Religião e mitologia. O sagrado na vida grega.

      Um dos principais elementos da cultura que unia gregos de diferentes cidades-estados foi a religião. Na religião grega não havia dogmas nem normas fixas, nem um  livro sagrado. Seus princípios foram transmitidos pela tradição oral.
       A religião grega era caracterizada pela adoração a vários deuses (politeísmo), criando diversos rituais e cultos e pelo antropomorfismo (que significava homem referente à forma). Os deuses gregos eram representados no comportamento e no corpo, de maneira parecida com os seres humanos.
       Nós aprendemos que os filhos de Cronos e Réia eram Héstia, Zeus, Hades, Hera, Deméter e Posêidon. E os filhos de Zeus eram Ares, Atena, Afrodite, Dionisio, Apolo, Ártemis e Hermes. Alem dos deuses, a religião contava também com semideuses e heróis, que eram filhos de um ser humano (mortal) com um deus (imortal).
       Os sacrifícios de animais e as orações eram feitos nos cultos gregos eram importantes para obter proteção e benefício e para agradar aos deuses. Esses cultos eram feitos geralmente por sacerdotes que conheciam os ritos religiosos próprios de cada divindade.
       Para contar a vida de deuses e heróis e o envolvimento deles com os seres humanos, os gregos inventaram a mitologia. A mitologia teve influencia sobre o pensamento e a arte dos povos ocidentais. Quando dizemos mitos da história dos gregos antigos, estamos tratando de relatos da tradição cultural desse povo. Nos relatos nós e os gregos usávamos símbolos para justificar a realidade e dar sentido à vida. Os mitos são ricos em símbolos e imagens e propõem reflexões sobre os seres humanos e sua condição no mundo.
fonte da imagem:http://www.blogers.com.br/mitologia-e-religiao-grega/







               

Esparta

     Quando nós estávamos em Esparta a sociedade dividia-se em três categorias principais: esparciatas, periecos e hilotas.
      Os ESPARCIATAS eram cidadãos espartanos, descendentes dos dórios, que fundaram a cidade no início do século I milênio a.c. dedicavam sua vida ao estado, ficando à disposição do exército ou dos negócios públicos. Eram proprietários de terras e não podiam trabalhar no comércio.
      Outra categoria de quando nós estávamos em Esparta era os PERIECOS, assim como os esparciatas, eram homens livres, mas dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato. Descendiam dos povos dominados pelos esparciatas em suas conquistas  no Peloponeso. Os periecos não tinham direitos políticos nem participavam dos órgãos do governo, mas pagavam impostos ao estado.
      Outra categoria que nós vimos eram os HILOTAS, eles viviam presos ao trabalho na terra dos esparciatas, de onde não podiam ser expulsos, e eram explorados por eles. Deviam cultivar essa terra durante toda a vida, sustentando os cidadãos com seu trabalho. Por isso, eram comuns as revoltas nesse grupo. A gente sabia que para controlá-los e manter os hilotas em clima de terror, os esparciatas organizavam expedições militares anuais, perseguindo e matando aqueles considerados perigosos.

 fonte da imagem: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&sugexp=kjrmc&cp=5&gs_id=q&xhr=t&q=atenas&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.,cf.osb&biw=1280&bih=709&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi#um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=esparta&pbx=1&oq=esparta&aq=f&aqi=g4g-s1g5&aql=1&gs_sm=e&gs_upl=1547796l1549157l0l1549916l7l7l0l0l0l0l444l2499l2-2.3.2l7l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=cf680cf73b471d17&biw=1280&bih=709
   

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

grécia antiga e seus acontecimentos

    Nós estavamos na Grécia antiga, a gente estava na cidade de Atenas, que é a poucos quilometros do Mar Egeu. Nós passamos  em seu porto chamado Pireu. Atenas ficava em uma colina chamada acrópole. Atenas foi governada por um rei que tinha as funções de juiz, sacerdote e chefe militar. Posteriormente o poder foi controlado por representantes da aristocracia chamados de arcontes. Nessa aristocracia, havia eupátridas. Eles possuíam as melhores terras,e quem não pagasse suas dividas podia ser tornar escravo dos aristocratas.
   Por causa dos abusos dos aristocratas, uma grande parte dos artesãos e dos camponeses começaram a pedir reformas.Essas reformas fizeram parte de um longo processo de lutas no qual a maioria da população que não era aristocrata nem escrava se uniu para conquistar participação política no governo da cidade.Isso tudo levou à criação de uma nova forma de governar Atenas, que foi chamada de DEMOCRACIA.Um dos principais responsáveis por ter criado a democracia em Atenas foi Clístenes. Ele ajudou a criar as normas políticas e sociais. Uma importante norma falava que todos os cidadãos têm o mesmo direito perante as leis. Chamamos essa igualdade de direitos de isonomia.
       Quando nos estávamos la a sociedade ateniense tinha três categorias: os cidadãos ,metecos e os escravos.
       Os cidadãos tinham direitos políticos e participavam do governo.havia cidadãos: ricos e pobres,
os atenienses dificilmente concediam cidadania  as pessoas de outras cidades.
       Os metecos eram helenos  que viviam em Atenas e também não tinham direitos políticos ,não podiam comprar terras e tinham que pagar impostos para morar na cidade, mas eles podiam trabalhar  com comercio    e com artesanato.Os metecos masculinos podiam ser convocados para serviço militar.
       Os escravos geralmente eram bárbaros derrotados em guerras e vendidos aos moradores de Atenas.

 
     fonte da imagem:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&sugexp=kjrmc&cp=5&gs_id=q&xhr=t&q=atenas&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.,cf.osb&biw=1280&bih=709&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi